ACADEMIA

NÚCLEOS

Os núcleos são constituídos por grupos organizados de estudantes que de forma totalmente voluntário procuram contribuir para o bem e desenvolvimento de uma causa, do seu curso e das pessoas envolventes.

Qual a importância dos núcleos no percurso dos estudantes?

Espaços de desenvolvimento pessoal e coletivo, os núcleos são também uma oportunidade única e de excelência que proporciona uma variedade de experiências uteis e enriquecedoras, as quais de outra forma não seriam facilmente acessíveis. São exemplos:

  • Aprender a coordenar;

  • Trabalhar em equipa;

  • Gerir e executar atividades;

  • Estabelecer relações com diversas entidades da sociedade;

  • Aprender a ser solidário com os outros sem esperar nada em troca.

Foi com o propósito de ir ao encontro dessas experiências que começaram a surgir por toda a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pessoas ligadas a cursos, escolas, desportos ou gostos culturais a associarem-se. De forma a fomentar e a facilitar toda esta pro-atividade, estes grupos podem reforçar a sua representação tornando-se núcleos integrados da AAUTAD; assim serão parte integrante de uma Associação que representa todos os estudantes da sua Universidade e contarão ainda com uma ajuda prestável e assídua, por parte da mesma, para projetar a sua ação.

Os Núcleos de estudantes integrados podem ainda usufruir de um estatuto de dirigente, restrito a três elementos. Este tem o intuito de valorizar o real trabalho de cada núcleo e permitir que os seus membros possam executar o trabalho ao qual se propõe sem prejudicar o seu percurso escolar.